Biografia

Gustavo Lins, na história da música popular brasileira, é um dos poucos artistas que, com baixa idade etária, emplacou expressivo número de hits autorais e interpretados. Em seu primeiro ano de carreira, o cantor e compositor emplacou nada mais nada menos do que 5 obras entre as 100 mais executadas no Brasil (ano de 2003). À época, Gustavo tinha apenas 16 anos de idade.

Juliano-Sampaio-9851Não é  à toa que Gustavo Lins é considerado um dos grandes nomes da nova geração do samba brasileiro. Iniciou sua carreira de forma muito precoce, com apenas 16 anos, e já coleciona diversos prêmios como discos de ouro e platina, 7 álbuns e 2 DVD’s, além de mais de 180 músicas gravadas por ele e por muitos artistas consagrados.

Gustavo Barreira Lins nasceu em 1986, na Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, onde cresceu e deu seus primeiros passos na música. Começou a estudar música aos 9 anos, sendo a guitarra (dada por seus avós), seu primeiro instrumento. Mais tarde, aos 12, ingressou em um grupo de pagode do bairro de Vila Isabel, chamado “Demais da Conta”, onde teve suas primeiras experiências de palco e em apresentações em público. Nessa mesma época,  seu tio Silvio Barreira, ao perceber o talento do sobrinho mostrou suas composições, primeiro para familiares, de forma quase despretensiosa, e mais tarde, diante da surpresa geral com a qualidade do material,  para o mercado fonográfico, que abraçou o trabalho de Gustavo imediatamente.

Em 2003, quando foi batizado  Gustavo Lins, pelo então presidente da gravadora Warner Music, Claudio Condé, lançou seu primeiro cd Pra Ser Feliz. O sucesso aconteceu rapidamente logo no primeiro single(Pra Ser Feliz) que permaneceu durante um ano entre as 10 músicas mais pedidas e executadas do país, conquistando assim a nona posição absoluta no top ten  anual.

Carnaval 2013 02

O álbum de estréia, Pra Ser Feliz,  quase totalmente autoral, teve 5 músicas entre as mais executadas nas principais capitais do Brasil e a turnê deste cd viajou todo o país fazendo com que o artista conquistasse uma legião de fãs que o acompanhariam a partir de então. Na época, com apenas 16 anos, Gustavo teve que ser emancipado pois freqüentemente tinha problemas para se apresentar em casas noturnas ou programas de TV.

No ano seguinte,  em 2004, apesar de inúmeros compromissos promocionais e comerciais, o artista encontrou tempo para gravar seu segundo CD, chamado homônimamente Gustavo Lins e lançado no mês de julho deste ano. Esse álbum lhe rendeu mais 4 grandes sucessos nas paradas de todo Brasil, são eles: Daqui Você Não Passa, Máquina do Tempo, Só de Olhar e Deixa eu te Querer. Isso fez com que o artista tivesse mais um longo período de shows de norte a sul do país.

Depois da consolidação de seu sucesso como mais novo ícone da nova geração do samba e forte nome da música jovem no Brasil, era hora de registrar todo esse sucesso em vídeo. Diante de 10 mil pessoas na “Via Show”, famosa casa de espetáculos da baixada fluminense do Rio de Janeiro, Gustavo gravou seu primeiro DVD cantando junto com seus fãs, do início ao fim, os mais de 10 hits lançados até então, todos de sua autoria. Para o artista, este foi, sem dúvida, um dos shows  mais marcantes e inesquecíveis de sua carreira. O CD e DVD alcançaram, já em tempos de crise da indústria fotográfica, as expressivas marcas de 50.000 e 25.000 cópias vendidas respectivamente, rendendo-lhe os  prêmios  de CD e DVD de Ouro. Nesse mesmo projeto, Gustavo Lins também gravou composições suas que haviam sido sucesso nas vozes de outros artistas como “Opções”, com o grupo Os Mulekes, “Luz das Estrelas”, com Belo e “Alô”, com a banda “Os Travessos”, além de 7 músicas inéditas feitas exclusivamente para o projeto. Neste ano de 2005, o cantor viajou todo o Brasil, dessa vez atingindo a marca de mais de 200 shows, batendo com isso todos seus recordes até então. Para encerrar o ano glorioso, o artista participou do Revellion na Avenida Paulista de São Paulo, tocando para um público estimado de 1 milhão de pessoas, evento o qual Gustavo classifica como momento apoteótico de sua carreira.

Em 2006, Gustavo assinou contrato com a gravadora Sony Music para o lançamento de seu sexto CD e primeiro DVD de estúdio, Impossível te Esquecer. Os arranjos sofisticados e participações de ícones como Lincoln Olivetti, Luiz Avellar e Serginho do Trombone, deram o nuance deste trabalho. O projeto colocou mais uma nova safra de hits no mercado como Volta, Qual é, Pra Não dar Bandeira e Impossível te Esquecer, que engrandeceram seu repertório e cativaram ainda mais sua legião de fãs apaixonados.

Em 2008 já com uma carreira consolidada e ainda adaptando-se a tantas mudanças que aconteceram de forma repentina em sua vida, Gustavo juntou-se ao produtor Leandro Sapucahy para gravar seu quinto álbum,  “Vida Real”. Com o lançamento deste trabalho, ficou claro que a fonte de hits  do artista não havia se esgotado,ao contrário, continuava bastante produtiva, acertando em cheio em músicas como “Vida Real”, “Liberdade” e “O Grande Amor da Minha Vida”.

“Não é Força é Jeito”, album elogiado pela crítica, foi lançado pelo seu próprio selo, “Clorofila Música”, em 2011. Este trabalho se fez notar por mostrar a extensa criatividade do artista. Nele, Gustavo trouxe para sua carreira uma renovação de forma mágica, explorando seu talento autoral e de intérprete. Na produção de 5 faixas, contou com o legendário maestro Rildo Hora. Além de Rildo, contou com  Torcuato Mariano, Walmir Borges,Neném Chama, e produziu 5 músicas ele mesmo. Como compositor de 13, das 14 faixas do disco, Gustavo mostrou sua versatilidade criativa e abriu seu leque de possibilidades de expressão musical, com canções transitando por diversos estilos dentro do segmento samba como samba romântico, partido alto e samba-rock. O disco teve uma aceitação unânime de seus fãs e foi lançado no Brasil em meio a sua primeira excursão internacional, no final do ano de 2011, quando se apresentou em países como Suíca, Itália e Portugal.

No ano de 2013 o cantor lançou 4 novos singles para presentear os fãs e experimentar novos possibilidades artísticas a seguir. Este trabalho trabalho contou com a produção do maestro e violonista Pezinho, produtor de sucesso de São Paulo. A música “My Love”, de autoria de Gustavo Lins, alcançou grande número de execuções nas principais rádios do Brasil, e trouxe o clima de romantismo que é marca registrada nas suas canções. A faixa converser com Deus também alcançou grande nível de execuções em algumas cidades do Brasil e no Youtube.

Para o ano de 2015, Gustavo Lins traz mais uma surpresa. Seu novo disco intitulado “Menos é Mais” está sendo lançado em uma parceria entre o selo do artista, Clorofila Musica, e a gravadora Som Livre. O trabalho marca uma volta do artista a uma sonoridade parecida com a que o consagrou em todo o Brasil no início de sua carreira. Em uma produção assinada pelo renomado produtor Prateado, que trabalhara com o artista em seus quatro primeiros álbuns, e por Umberto Tavares, parceiro constante de Gustavo em diversas de obras da carreira, o repertório traz o ambiente alegre e romântico dos primeiros álbuns  que apresentaram Gustavo ao mercado. É claro que se trata de uma versão mais madura e ainda mais sofisticada do que a apresentada quando o cantor possuía apenas 16 anos de idade em 2003 e deu início a carreira. O repertório, quase todo assinado pela trinca Gustavo Lins/ Umberto Tavares e Prateado desfila sambas românticos, balanços e pagodes com a grife que o público de Gustavo Lins conhece. O primeiro single Labirinto foi recebido com muito entusiasmo pelo seu fiel público e alcançou grandes níveis de execuções em rádios do país, dando o pontapé inicial na divulgação do novo álbum. A faixa Labirinto também foi incluída na coletânea, “Samba D+”  da gravadora Som Livre. Para Gustavo Lins, “menos é mais”, porém para seu grande público, que totaliza mais de meio milhões de seguidores no facebook, “mais” é sempre bem vindo.

Artistas que já gravaram composições de Gustavo Lins:

Alcione – Uma Nova Paixão
Angélica- Um Show de Verão
Art Popular – Eu E Você
Atitude 4- Pro Mundo Inteiro
A Princesa e o Plebeu – Essa Garota
Belo – A Fera
Belo – Adolescente no Amor
Belo – Luz das Estrelas
Bokaloka – Apaixonado Pela Sua Amiga
Chrigor- Quem Dera
Charlles André – Um Bom Brasileiro
Disfarce – Eu Já Sabia
Exaltasamba – Limite
É Demais – Ouve Essa Canção
Harmonia do Samba-Pessoa Ideal
Harmonia do Samba-Meu Jeito
Inimigos da HP – Escondida
Jeito Moleque – Pensa
Lucas Moratto- Contrato
Nalanda- Qual É
Rodriguinho-Tudo Bem
Salgadinho-Paixão Verdadeira
Sorriso Maroto – Estrela Maior
Sorriso Maroto –  Me Olha Nos Olhos
Sorriso Maroto –  Não Foi Em Vão
Sorriso Maroto –  Quem Errou
Os Mulekes – Na Boa
Os Mulekes – Opções
Os Travessos – Alô
Os Travessos – Intrigas
Molejo – Vamos Namorar
Netinho de Paula – Intrigas
Netinho de Paula – Salve O Nosso Amor
Nosso Sentimento – Pra Nós Dois
Pique Novo – Paixão Verdadeira
Picolé – No Espelho do Quarto
Péricles – Tudo de Mim
Kelly Key – Adoleta
Kelly Key – Super Poderosa
Karametade – Fúria do Amor
Karametade – Quando um grande amor se vai
Sambaí – Céu E Firmamento
Swing & Simpatia – Nosso Amor Não É Ilusão
Grupo Toda Hora- Distante do seu Mundo
Turma do Pagode – Deixa eu te Querer
Grupo Tá na Mente- Quem Errou
Vavá – Tudo Bem